
É a área da Fisioterapia que abrange o estudo, a prevenção e o tratamento dos distúrbios da pelve humana, atuando principalmente na prevenção e/ou reabilitação dos sintomas urinários, fecais e sexuais, através de técnicas específicas para a musculatura pélvica; destinada a homens e mulheres de todas as idades.
Era conhecida inicialmente como fisioterapia uroginecológica, porém seguindo-se a tendência mundial, este termo foi abandonado por não definir todas as disfunções, não incluir o sexo masculino, nem as disfunções infantis de um modo geral.
É apontada como procedimento de primeira escolha no tratamento destas disfunções, visto que vários estudos têm mostrado sua eficácia, postergando e até evitando a intervenção cirúrgica.

É um conjunto de músculos presente na cavidade pélvica (localizados entre a região das genitais e do ânus), sujeito ao enfraquecimento.
Diversos são os fatores que afetam essa região, como idade, número de estações e partos, obesidade, estado hormonal, estilo de vida, cirurgias, atividade física de alto impacto, dentre outros.
Esses músculos têm um controle voluntário, sendo possível fortalecê-los e/ou relaxá-los com técnicas e exercícios específicos.
Recursos:
Além da bagagem acadêmica e grande experiência de nossa equipe, a clínica FIPES possui todos os equipamentos necessários para um bom atendimento e tratamento eficaz, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Alguns recursos utilizados na FIPES:


