Urologia é uma especialidade da medicina que cuida do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens.

Os Urologistas são os profissionais capacitados para prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes homens e mulheres com distúrbios nos rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

Também trata problemas relacionados a:
• Tumores de próstata, bexiga, rim, ureter, pênis e testículos;
• Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento benigno da próstata);
• Cálculos Renais;
• Incontinência urinária (perda urinária sem controle) em homens e mulheres;
• Ejaculação precoce;
• Disfunção erétil (alteração na qualidade da potência sexual);
• Infertilidade Masculina;
• Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino (Redução da libido);
• DSTs (doenças sexualmente transmissíveis);
• Além de patologias do pênis e testículos (inflamações, fimose, cistos, dentre outros).

Esses problemas podem ser a causa de distúrbios miccionais. As disfunções miccionais referem-se a vários problemas relacionados ao funcionamento do trato urinário inferior (bexiga, uretra, próstata, músculos e nervos do assoalho pélvico) e se manifestam como dificuldade/impossibilidade de urinar ou por dificuldade de conter a urina – incontinência urinária.

A incontinência urinária é uma disfunção miccional mais comum em mulheres, mas pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos (no homem, principalmente após cirurgia de próstata ou devido a uma causa neurológica) e de todos os níveis sociais e econômicos.

Estima-se que 200 milhões de pessoas vivam com incontinência urinária em todo o mundo, levando a um prejuízo na qualidade de vida e grande repercussão econômica. Estimativas sobre a perspectiva de vida da população mundial permitem uma previsão no aumento das disfunções miccionais e da necessidade de tratamentos e intervenções específicos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, é importante procurar um médico urologista quando perceber qualquer problema relacionado à esta região. Ele fará uma avaliação minuciosa e instituirá o melhor tratamento para cada caso.